domingo, 29 de novembro de 2009

CASAMENTO POPULAR - A CERIMÔNIA


Flores, Vestido, Terno, Bolo, Salgados, Doces e Convites. Esses são alguns dos grandes gastos para a realização de um singelo enlace matrimonial. Vejamos agora os vários artifícios utilizados pela galera que escuta “Créu” no Rádio Relógio para tornar esse momento mais “ em conta”.
Quando for para um casamento certifique-se sobre a importância do evento a partir do tamanho do envelope do convite, pois quanto maior o envelope melhor a festa. Tirando o tamanho do envelope, todos os convites apresentam o mesmo texto cafona de sempre.
“Juneval da Silva e Joniveth Cleide convidam para o enlace matrimonial dos seus filhos Suelí & Jurandir...”
Esse texto sempre aparece em uma fonte colonial, itálica e com letras no tom de dourado ou prateado.
Ao chegar à singela capelinha de bairro nos deparamos com uma econômica decoração de flores artificiais em tom de vermelho sangue, que orna muito bem com o tapete vermelho de falso veludo e com o vestido de “viúva fogosa” da mãe da noiva. O noivo está no altar com cara de sem graça enquanto entram os padrinhos. Os padrinhos são sempre aquele pessoal mais rico da família, sejam eles o dono daquele mercadinho ou daquele atacado de R$1,99, o importante é que eles são a esperança que a noiva tem em ganhar uma geladeira de inox com água na porta de presente.
Depois da entrada do noivo e dos padrinhos é gerado um momento de aproximadamente meia hora que é feito para os convidados falarem mal da decoração ou comentarem o decote do vestido da prima que veio de fora. Um dos momentos mais chatos pode se tornar para alguns o mais divertidos: a fofoca.
A noiva chega dentro de uma limusine alugada com o dinheiro da venda da televisão do pai da noiva. Ela desce com seu vestido, também alugado, com muita cautela para não sujá-lo, pois ela pensa “ai meu Deus se algo acontecer com esse vestido são 2 anos de trabalho honesto pra pagar”.
Ao som de “Como é grande o meu amor por você” de Roberto Carlos, a noiva entra com aquela cara de dúvida na igreja. O noivo está lá, com a mesma cara de dúvida e com a calça alugada pinicando por dentro.
A noiva encontra o noivo no altar e começa então a ladainha do padre...
“ Hoje temos o enlace matrimonial de Suellen & Jurandir, mas antes eu queria comentar uma breve cerimônia que houve no povoado de Canaã cerca de 2000 anos atrás...”
Depois de um breve cochilo durante essa ladainha se chega a parte mais importante e a única mostrada pelas novelas, a troca das alianças de ouro maciço e o “SIM SIM SMACK SMACK”. No fim da cerimônia tem as tradicionais e cafonas fotos com a família para depois chegar a rotineira “tacada de arroz nos noivos”. Esse episódio de jogar arroz é um dos momentos em que passa pela cabeça da noiva em catá-los pra ajudar na “mistura” do almoço de amanhã.
Os convidados começam a se dirigir ao Buffet que fica ligeiramente longe da igreja.
A continuação do post virá amanhã em CASAMENTO POPULAR – A FESTA. Aguardem.

2 comentários:

Bel Sobral disse...

Muito bom Biscoito!! Simplesmente adorei! Me avisa quando postar o resto, viu! Estou morrendo de curiosidade!!
Mil beijos Biscoitinho!

lila disse...

vc é dumal!!!!!!! e to curiosa pro próooximo

Postar um comentário